Coesão

Alguém que tenha conversado minimamente comigo deve ter ouvido minhas queixas sobre não conseguir escrever minha monografia. Talvez o verbo seja terminar ou apresentar, mas o fato é que ainda não encerrei esse capítulo da minha vida.

Entre as minhas muitas explicações e desculpas, o fato de existir uma quantidade de páginas me incomoda bastante. Eu comecei a me questionar se a dificuldade em escrever 50 páginas para alguém da minha área é algo comum e só consigo achar que não.

Então, fico dividindo entre duas hipóteses:

1. Eu realmente nunca escrevi muito;

2. O exercício dos 140/280 caracteres do Twitter surtiu efeito;

A primeira hipótese me parece bastante crível. Eu achava que tinha dificuldade em ser direto porque meus espaços para fala se limitavam a eventuais textos discursivos argumentativos de apenas uma página para processos seletivos e nunca tive, como agora, o desafio de escrever um volume tão expressivo de palavras.

Quanto à segunda possibilidade, eu posso ter me condicionado a ser muito direto com algumas linhas de raciocínio e agora me falta habilidade para concatenar grandes ideias num raciocínio mais global. Talvez eu devesse ter feito esse exercício também: aprender a usar melhores conectivos para ter mais coesão entre as minhas ideias.

Agora eu nem sei mais como terminar um texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito