Inglês na web

Entre professores, alunos e estudantes autodidatas existem algumas dúvidas sobre a efetividade da internet com fins educacionais. A primeira tentativa de se informar pode ser através dela mesma.

Se você estiver procurando oportunidades de aprender inglês ou outra língua estrangeira por meio da internet, uma busca no Google infelizmente pode ser bastante decepcionante. Os primeiros resultados da busca no Google são dos anunciantes, normalmente empresas que estão vendendo um produto ou serviço, como um curso.

Comumente a outra parte dos resultados são indicações genéricas, feitas por jornalistas sobre encomenda de editores de jornais, e que têm pouca intimidade com o tema. Nessas circunstâncias dificilmente você encontrará boas sugestões.

São listas genéricas com
indicações não muito boas.
Os anunciantes têm, para
o Google, prioridade.

A segunda tentativa de se informar pode ser melhor, se você buscar sugestões com colegas. Afinal, algumas vezes precisamos recorrer às informações que outras pessoas acumularam durante as suas vidas.

Como ex-aluno de escola pública, gostaria de indicar algumas ferramentas a quem quer focar na Língua Inglesa ou mesmo, como professor, está buscando opções para os alunos praticarem, por si próprios, quando bem entenderem. Essas sugestões são baseadas no que vivenciei.

Acredito que o primeiro passo para uma língua é tomar consciência do que você já sabe acerca dela. No caso das línguas inglesa, francesa e espanhola isso é bastante fácil. Nós estamos cercados de marketing - uma palavra em inglês - e referências culturais originárias do cinema e da música.

Tentar identificar palavras cognatas e ficar em alerta com os falsos cognatos é um bom primeiro passo para construir o vocabulário.

Ter uma visão sobre as palavras mais utilizadas e, para fins de comunicação, mais importantes pode ajudar. Tente visualizar as 100 palavras mais utilizadas em língua inglesa e se perguntar o que você já conhece. Não precisa traduzir cada palavra. Apenas tome nota num papel do conhecido e das palavras desconhecidas, mas que parecem especialmente importantes.

É um pequeno passo.

Existem mitos e tabus acerca da aprendizagem de línguas que criar dificuldades na aprendizagem. Ver alguém de um nível socioeconômico superior - rico, classe média - falando uma língua estrangeira pode gerar ressentimentos e nos fazer sentir menos capazes. Também costuma ser constrangedor não saber falar determinada palavra em língua estrangeira, enquanto alguém aparenta ter fluência. Enfim, há uma série de bloqueios a serem desconstruídos.

Não se sentir mal com os erros é um grande passo.

Se infelizmente você cruzar com algum imbecil, que gosta de ficar pontuando de maneira pejorativa os seus erros, se esforce para ignorar. Se tiver um amigo interessado em te ajudar, aproveite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito