Inglês na web: ferramentas

Como havia dito na postagem anterior, tenho a intenção de compartilhar algumas das melhores ferramentas que conheço para ajudar no processo de aprendizagem da língua inglesa - e em alguns casos, de diversas outras línguas.

Excitado? Espero que sim. Há uma porção de considerações que precisa ser feita antes de dar cabo a esse processo importante, e uma muitas delas precisarão ser repetidas conforme você identifique barreiras. No entanto, essa postagem se propõe a apenas listar as ferramentes, ok?

1. Duolingo: tenha assiduidade



Visual do app para Android.
O Duolingo também pode ser acessado por um navegador de internet, como o Google Chrome. 

Acho que essa é uma das ideias mais elegantes da internet. Eu quase chamo de jogo, porque tudo foi montado com uma carinha bem atraente e depende do exercício continuo para sedimentar as habilidades com a língua.

Eu compreendo que seja assustador lidar com um site construído inteiramente em língua estrangeira, sem nenhuma palavra que você conheça. Mas o pessoal do Duolingo pensou nisso, e ele é totalmente traduzido para português. Além de inglês, há pelo menos, outras 4 línguas para se aprender partindo da Língua Portuguesa. Em inglês, as possibilidades aumentam bastante.

Recentemente um amigo disse que ficou meio enjoado com o Duolingo porque passou a ser repetitivo e ele estava gastando a maior parte do tempo revisando as palavras que já tinha visto. Devo lembrá-los que o Duolingo pede compromisso, assiduidade - como disse. Todos os dias você precisa praticar.

2. Lyrics Training: cante além do embromation


Uma prof.a me sugeriu esse site nas aulas do Inglês Sem Fronteiras, na minha universidade.

Acho que é excelente para quando uma música gruda na sua cabeça, você fica repetindo e nem sabe o que se fala ou se fala corretamente. No Lyrics Training você pode fazer uma busca por uma música e fill the blankes a partir do que você ouvir.

Ouvir músicas é uma experiência sensorial e pode servir como imersão na cultura, mesmo que você não disponha de dinheiro para viajar a um país de língua inglesa.

Depois de ter uma noção básica da música, você pode tê-la no seu celular e escutar nos momentos de distração. Eu considero muito bacana editar os arquivos mp3 e adicionar a letra da música ao arquivo, assim quando você salvas as músicas em língua estrangeira para o celular pode escutá-las e checar a letra, enquanto aproveita o som.

É o que faço quando preciso esperar alguém ou estou no ônibus indo para a Universidade.

3. Babadum: jogue




O Babadum foi uma sugestão da vlogger Julia Jolie. Ótima sugestão.

Já indiquei o Babadum para alguns conhecidos e infelizmente a algumas pessoas acham o site "infantil", numa conotação pejorativa. Essa percepção talvez se deva ao visual do site - na minha opinião foi super bem feito - com ilustrações e um som para cada ação do usuário, muito parecido com o clima de um jogo.

O processo de design do site passou pela técnica chamada gamificação, a qual torna uma atividade de aprendizagem mais similar a um jogo e portanto, teoricamente mais prazerosa. Acho que as pessoas se habituaram a vida ter que ser chata e a diversão no contexto de aprendizagem causa um estranhamento.

Mantenha em mente que a intenção do Babadum, desenvolvido por Aleksandra & Daniel Mizielińscy, é ensinar e também divertir. Se permita!

4. Ororo: assista


Minha prof.ª de inglês do Ensino Médio, já no terceiro ano, nos pediu para transcrever um áudio que ia colocar. Não com essa pressão de completar tudo, mas tentar ouvir as palavras e identificá-las. Bom, o resultado dessa primeira experiência não foi muito boa. Ao ouvirmos as palavras tudo parecia absolutamente estranho.

Depois de 3 tentativas, ela deu uma xerox com transcrição do texto para a turma. Tudo ficou claro em 3 segundos: nós conhecíamos a maior parte das palavras, mas não sabíamos como soavam, então a leitura era uma habilidade bem treinada, mas o ouvir era bem capenga.

Ororo pode te ajudar a melhorar os ouvidos. Dê preferência por séries com um vocabulário mais usual, menos rebuscado. Não tenha medo das animações, algumas delas têm narrativas bem elaboradas e os verbos mais comuns vão aparecer. Você vai se habituar aos sons da língua inglesa.

Assistindo 1 hora de uma série com legenda em inglês diariamente, logo você vai passar a associar a forma escrita com a sonoridade das palavras. O Ororo é bom porque limita a quantidade de tempo que você pode assistir e evita o vício em séries - doença comum nos dias de hoje.

5. Verbling: converse com as pessoas


Depois de fazer o cadastro, procure por Practice Groups.


Conversar deve ser um dos desafios finais e não temos muitas oportunidades de fazer isso se não estivermos num ambiente cheio de nativos.

A boa notícia é que a internet veio para aproximar as pessoas distantes.

Existe gente legal no Verbling, mas nem todos têm paciência. Vez ou outra crio salas de bate-papo para ouvir as pessoas que estão tentando aprender português e um exercício de escuta interessante, você também pode falar e as pessoas querem te ouvir, desde que seja gentil e agradável.

É uma oportunidade boa para conhecer pessoas e culturas.

Caso você tenha dificuldade nessa fase, pode me tweetar algo e ai, podemos tentar criar uma sala num final de semana qualquer para conversar com nativos e outros aprendizes. Espero poder ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito