Pena de morte, pena eterna

Alguns justificam que a pena de morte é medida recíproca a certos criminosos, mas será que tal medida é realmente eficaz em promover a justiça?

No Brasil a pena de morte, por fuzilamento, aplica-se apenas a desertores e traidores em guerra. Entretanto em outros países, como os EUA, a pena de morte é aplicada pela lei em alguns estados. Certas pessoas acreditam que esse fator está ligado ao tamanho desenvolvimento econômico, se esquecem que países africanos listados muitas vezes como os mais pobres aplicam a pena de morte e nem por isso tem sucesso econômico ou baixos índices de violência.

Em alguns países africanos a pena de morte é aplicada em homossexuais, na China a pena de morte é aplicada sobre políticos corruptos, isso nós traz ao questionamento inicial: a pena de morte é eficaz?

Pelo o que parece não, se a pena de morte fosse eficiente os crimes estariam erradicados em tais países. A pena de morte nos remete a um principio humano básico: o de quem tem o direito de tirar vidas. Nenhum ser humano tem esse direito, nem o estado, a vida cabe simplesmente ao individuo, assim como seu corpo e mente. Quando este ameaça a vida de outros, o estado pode intervir e lhe tirar o direito a liberdade por tempo determinado, mas não tirar-lhe o direito a vida, pois esta sentença é irrevogável.



Em nosso imaginativo pode-se pensar em uma situação, se um cidadão honesto, justo e inocente fosse visto aos olhos da lei como culpado e sentenciado à morte, talvez só depois o estado visse o erro cometido. A vida deste homem não poderia ser devolvida, e o estado mataria outro homem, desta vez o verdadeiro culpado ou não, pois dificilmente pode-se ter certeza de algo, mesmo quando vemos, nossos olhos enganam.

No Brasil a sentença de morte seria algo formidável aos que preferem fechar os olhos às mazelas da sociedade, mazelas que levam um ser humano a tirar a vida de outro. É mais barato ao estado matar um homem, do que dar-lhe boa educação e boa saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito