Educação ambiental

Por que conservar o Meio Ambiente?

Muitos de nós acreditamos que as cidades e as florestas não estão ligadas, é um engano. Todos os dois meios são importantes para nós, na cidade nós vivemos em certa segurança, distantes do frio, e de outros animais que possam ameaçar nossas vidas, as florestas nós cercam, o Acre está coberto de floresta nativa, e esta tem grande importância para nossas vidas, as florestas garantem o equilíbrio nos ciclos naturais, como o ciclo da água. Sem as florestas nós provavelmente morreríamos, já sentimos as conseqüências do desmatamento desenfreado cometido por nosso país, avós, e bisa-avós. Há 50 anos pouco se falava em aquecimento global, buracos na camada de ozônio, os mesmo a importância da vida de outros animais para nós, a fauna e flora não devem ser mantidas simplesmente por sua beleza, vai, além disso, somos dependentes de tudo isso, o que muitos de nós ainda não enxergamos. Apesar de as questões sobre a destruição da natureza serem muito tocadas as pessoas não tomam grandes atitudes em quanto à isso, vivem nas cidades e consomem os recursos naturais sem pensar no amanhã, sujam, destroem, matam o nosso mundo.


Terra



A palavra chave para convivermos com o restante das formas de vida no mundo é sustentabilidade. Há simples atitudes cotidianas que se fossem tomadas poderiam mudar o rumo do nosso planeta, as previsões atuais para nosso futuro não são muitos agradáveis, a terra irá viver sem nós, mas nós não viveremos sem ela. Isso por que a vida não pode ser dominada ou domesticada, se o aquecimento global por um fim ao nosso estilo de vida e ao mundo como conhecemos hoje, mesmo que leve 1 milhão de anos a terra irá se recuperar com ou sem nós. Não temos nenhuma rota de fuga, não há um segundo planeta para o qual possamos ir depois que destruirmos a terra, em respeito a nós e as outras formas de vida devemos cuidar da terra.

Como podemos ajudar?

Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor (talvez a única) maneira de mudar o mundo.

Geralmente, usamos só um lado do papel. Aproveite o outro lado para tomar notas, fazer rascunho ou testes de impressão. Imprima e tire copias só quando for necessário, e se possível, utilizando os dois lados da folha.

Ajude a diminuir o lixo. Evite comprar alimentos que ofereçam bandejas plásticas sem necessidade.


Leve uma bolsa para as compras. Assim, você evitará o consumo de embalagens desnecessárias.

Economize água. Uma torneira que deixa cair uma gota por segundo acaba desperdiçado 30 por dia.
Reduza o consumo desnecessário de qualquer produto e economize dinheiro. Lembre-se de que todos os recursos naturais são provenientes da mesma “fábrica”: a natureza


Na escola, para notícias gerais incentive o uso de um painel em vez fazer um jornal. Isso economiza papel.

Feche a torneira enquanto escova os dentes. Se abri-la apenas para enxaguar a boca, você pode economizar até 20 litros de água por vez.

Segundo a ONU a escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas no mundo. Esse número pode dobrar em menos de 20 anos. Faça diferente usando água racionalmente, desligando a torneira.

O consumo de carne bovina geral desmatamento, desequilíbrio ambiental, poluição e desigualdade social. É também um dos fatores responsável pelo aquecimento global.

Apague todas as luzes que não utiliza, abrindo as janelas, desligando o ar-condicionado e utilizando conscientemente o chuveiro e o ferro de passar.

Ao deixar o carro em casa uma vez por semana você reduz consideravelmente a emissão de gases efeito estufa na atmosfera, colabora com o trânsito e torna a vida mais agradável.

Nossos resíduos

A lixeira não é um desintegrador de matéria, depois de jogar o lixo na lixeira ele continua a existir e não adianta ignorá-lo uma hora ou outra vocês se encontrarão. Há basicamente 2 tipos de lixos produzidos nas residências: lixo molhado e seco. O lixo molhado é orgânico, 1 aquele que rapidamente é transformado pelas bactérias, o lixo seco é aquele que leva muito tempo para passar por esse processo, por isso mesmo precisa de muita atenção, são exemplos de lixo inorgânico: latas metálicas, vidro, plástico, o pneu por exemplo produzido a partir do látex, leva 400 anos para se decompor. E então esse lixo ficará amontoado? Segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil produz 228,4 mil toneladas de lixo por dia. A idéia para mudar esse quadro é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro e plástico, evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.




Como cuidar do nosso lixo?

A reciclagem surge como uma mão na roda para nós ajudar, podemos reutilizar a maior parte do nosso lixo, o orgânico e o inorgânico. O lixo orgânico pode ser tratado através da compostagem, uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Tradicionalmente a compostagem é vista como uma prática usual em propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos. No primeiro caso é uma estratégia do agricultor para transformar os resíduos agrícolas em adubos essenciais para a prática da agricultura orgânica. No segundo é uma necessidade administrativa, que tem a intenção de diminuir o volume do material a ser gerenciado além de estabilizar um material poluente. O lixo inorgânico pode ser reaproveitado de outras formas já que este demora muito tempo para se decompor. Quando não cuidamos do lixo que produzimos, jogando embalagens de produtos nas ruas, estamos sujeitos a degradar nossas cidades e pomos nossas vidas em risco. Isso por que quando vêem chuvas o lixo é arrastado pela água onde se acumula impedindo a passagem da água para os sistemas hidráulicos das cidades, o empecilho de vazante da água, faz com que ele se acumule em nossas ruas e cause transtornos. Além disso, o lixo que se decompõe em lixões gera gases de efeito estufa e durante seu processo de decomposição há a produção do chorume, um líquido negro que polui o lençol freático.

Aquecimento Global, a questão da sociedade contemporânea

Apesar de ser um fenômeno natural o efeito estufa em grande quantidade ameaça aos ecossistemas atuais, e a sociedade humana atual, o aquecimento global é conseqüência do aumento de emissões de 3 gases; dióxido de carbono; metano; oxido nitroso; respectivamente nesta ordem. Todos esses gases são liberados principalmente através da produção industrial ou da pecuária extensiva, o dióxido de carbono é o principal deles, de acordo com a ONG WWF Brasil, hoje há cerca de 750 bilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, vem da queima de combustíveis fósseis como o petróleo e carvão mineral, o metano que aumentou sua presença na atmosfera em 154,7% desde o início da era industrial, 28% das emissões mundiais desse gás vêm da pecuária. O gado envia milhões de toneladas anuais de metano para a atmosfera através de processos biológicos como ruminação, fermentação intestinal e a decomposição do esterco. O metano também é liberado na queima de gás natural, em campos de arroz inundados, em aterros e lixões durante a decomposição de lixo orgânico, no esgoto, na queima do carvão e de material vegetal, entre outros, e o oxido nitroso que desde o século XVII aumentou 18,2% na atmosfera, gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis, pelo uso de fertilizantes e em processos industriais.

Hoje o efeito estufa é tratado como um vilão, mas não podemos nós esquecer que sem o efeito estufa a terra estaria congelada. É um processo que ocorre naturalmente, mas o ser humano tem acelerado muito mais esse processo. Além disso, há a questão da evaporação da água do mar que aumenta a umidade do ar e a formação de nuvens, que refletem a luz do sol, impedindo por um lado o aquecimento global. Há ainda a Sibéria, região da Rússia que com o aumento de temperatura poderia se transformar em solo fértil, que hoje é impossível de se utilizar.


especies ameaçadas pelo aquecimento global, urso polar, extinção, calotas polares


Consequências futuras


A diminuição da cobertura de gelo e o conseqüente aumento do nível do mar e a inundação de áreas costeiras. Além disso, ecossistemas sumirão e espécies serão obrigadas a sair de seus hábitat, correndo o risco de ser extintas; sem falar da alteração dos ecossistemas, já que com a mudança nas condições climática se espalharão e invadirão outros ecossistemas.
O aquecimento global ainda aumentará a evaporação dos oceanos, criando mais vapor d’água que consequentemente acelerará o efeito estufa.
Além disso, com a mudança de clima, fenômenos de extremos climáticos, furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra, ficam mais intensos.
Se as atitudes que se fazem necessárias agora não forem tomadas, não serão nossos pais que sofrerão, seremos nós, jovens, crianças e adolescentes. Em 30 anos seremos adultos e o planeta estará bem diferente do que é hoje, se optarmos pelo caminho certo talvez obtenhamos sucesso. O que fica claro é que se continuarmos a viver como vivemos os pólos da terra vão se derreter, o nível do mar irá aumentar, a temperatura global aumentará, os ciclos de chuva se alterarão, as secas de tornaram mais freqüentes, a biodiversidade será ainda mais ameaçada, o número de desabrigados em conseqüência de catástrofes naturais aumentará e junto o número de mortos.


Extinção de espécies

Quando os europeus e seus descendentes tiveram contato com a Amazônia e com a Mata Atlântica ficaram surpresos com tamanha biodiversidade, mas não souberam aproveitar disto sem destruir. Hoje a maior parte da Mata Atlântica foi destruída e muitas espécies foram extintas, outras estão em risco de extinção. O mico-leão-dourado é um exemplo, um animal belo, por sua cor o primata entrou rapidamente na lista de animais ameaçados isso por que eram retirados de seus habitates naturais e criados como animais domésticos, hoje isso é crime, e punido com prisão e multa.




Outros exemplos ocorreram em toda a América, na América-central há um conjunto de ilhas denominadas Ilhas Galapagos, que foi colonizada por espanhóis, quando eles lá chegaram havia várias espécies animais e vegetais que só existiam nessa área, no século XV havia cerca de 13 espécies de tartarugas gigantes, hoje existem apenas 4.


galapagos, extinção, natureza, grandes animais, repteis, ilhas, america central, colonização espanhola




Onças, tamanduás, seringueiras e tatus não servem somente para ficarmos olhando, esses animais não devem ser conservados para serem enjaulados. Cada um deles tem uma função no meio ambiente, é como um trabalho, as onças comem tatus, tamanduás comem formigas e ai vai, a essa função e a outras características de cada animal damos o nome de Nicho Ecológico. Juntando todos esses animais e o meio, ou seja o que não é vivo há a formação de Ecossistemas, estes são a chave para o equilíbrio na terra, suponhamos: um inseto se alimenta de folhas, sapos se alimentam desta espécie de inseto, uma cobra se alimenta deste sapos, quando essa cobra morre seu corpo com o tempo serve de adubo para as plantas que crescem e então servem de alimentos para aquela primeira espécie de inseto. Mas o que aconteceria se um desses elementos fosse tirado do ciclo? Os sapos morressem os insetos não seriam predados e se multiplicariam, comeriam a maior parte das plantas e causariam desequilíbrio as cobras talvez morressem por falta de alimentos. Enfim todos dependem um dos outros.




Riscos à saúde humana do século XXI


O aquecimento global, buracos na camada de ozônio, extinção das espécies, quebra dos ecossistemas, acumulo indevido do lixo oferecem riscos à saúde humana. Nossa saúde depende do meio que nos cerca, se vivemos em ambiente saudável dificilmente ficaremos doentes, esse foi um dilema que ficou bem claro na Europa durante o séc. XIV com peste negra, que era transmitida pelas pulgas de ratos contaminados por uma bactéria que causava a doença, a peste negra matou 1/3 da população européia, isso tudo por que os esgotos corriam a céu aberto, os ratos tinham um vivedouro ótimo, assim se multiplicaram e espalharam a doença por toda a Europa. Hoje não enfrentamos mais a peste negra, mas sim uma gama de doenças que podem futuramente interferir ainda mais na vida de nossos filhos e netos.





Além do calor junto com o aquecimento global vem a poluição do ar, o ar torna-se poluído pela fumaça de carros, caminhões, fábricas e todo o tipo de consumidor de energia que usa combustíveis fósseis o que acarreta uma série de doenças respiratórias, durante o período de estiagem do Rio Acre vêem as queimadas e a seca, todos nós sentimos os efeitos disso, olhos doendo, garganta seca e dolorida, nariz irritado e outros sintomas. Os buracos na camada de ozônio não nós atingem ativamente, mas atingem as pessoas que moram mais próximas as regiões polares, a camada de ozônio tem participação muito relevante para a vida na terra, já que filtra a radiação solar e nos protege contra os efeitos nocivos do mesmo, sem a camada de ozônio câncer de pela se tornará um assunto muitíssimo popular no mundo. Os ecossistemas vêem sendo destruídos, mas eles são importantes para a manutenção do equilíbrio da vida, quando florestas são desmatadas aves ficam sem seus lares, muitas aves alimentam-se de insetos, por sua vez os insetos alimentam-se de plantas. Se houver uma grande queda demográfica no número de aves em uma região, consequentemente haverá um aumento no número de insetos, e eles comerão mais, caso haja plantações de milho nas proximidades ele irão se alimentar disto, quando o dono perceber o que está acontecendo provavelmente comprará quilos e quilos de agrotóxicos, e vai funcionar, o problema é que esses alimentos continuarão contaminados e virão para nossas mesas onde nos alimentaremos basicamente de veneno, com o passar do tempo esses agrotóxicos causarão problemas ao nosso organismo. Depois de comer o que vêem são os resíduos, plástico de embalagens, restos de comida, e todos os outros tipos de lixo, na nossa mente jogar o lixo é algo automático se quer ligamos para o destino deste lixo e muitas vezes depositamos esses resíduos em locais indevidos, ai mora o perigo o lixo que fica nas ruas pode entupir bueiras e impedir o escoamento da água, pessoas podem morrer, como tem ocorrido em São Paulo, onde a maior parte do solo é coberta por cimento e asfalto o que impede o escoamento da água outro ponto chave desse lixo mal destinado é a poluição da água.

Para evitar esses tipos de acontecimentos e fatos catastróficos, há certas atitudes indispensáveis na nossa vida, o simples ato de jogar o lixo na lixeira hoje já não é mais suficiente há a necessidade de medidas mais eficiente como reduzir a quantidade de lixo, reutilizá-lo dando um outro futuro ao lixo e não um lixão. Para nossa vida ser digna de ser vivida e para que sejamos felizes e saudáveis o respeito ao mundo e ao meio ambiente é base para a felicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito