Enquanto eleitor, qual ética buscamos?

É a primeira vez que vou votar em um candidato a presidente da República. Na última vez ainda tinha menos de 16 anos, desde então já me interessava pelos fenômenos que tendem a ocorrer em dias públicos.

Comumente acontece de eu não dormir. Hoje, ou ontem, como preferir, não dormi. Agora, enquanto é escrevo, estamos no dia 05 de Outubro, o dia mais especial das nossas vidas, segundo algumas propagandas.

Uma das minhas preocupações, enquanto eleitor, cidadão e jovem, é com o meio ambiente. Pelo o que vi ainda agora, grande parte dos candidatos pouco se importa com isso.

Sai na rua de pijama, look bem casual. #soudessas

Pois enquanto estava na cama no ouvi barulhos de urnas eletrônicas.  Fiquei curioso é levei meu celular para flagrar qualquer irregularidade possível. Fui armado com ele porque, como eleitor brasileiro, sei com o que estou lidando.

Na última eleição, dois anos atrás - para prefeito e vereador - acordei tarde, mas fiquei horrorizado com a quantidade de papel na rua. Se juntasse tudo poderia encher a piscina.

Em 2014, este ano, há pouco tempo na rua notei a sujeira. Comecei a tirar foto, uma cena de crime. Tenho meu registro pessoal de belezas e feiúras humanas, e essas fotos era por puro prazer de tê-las para momentos futuros de reflexão.

Em menos de 2 minutos, aparece um carro nuns 35km/hora na rua, placa MZY-2887, jogando santinhos e adesivos. Minha reação foi de espanto, seguida de nojo e estalo por fotografar. Me surpreendi novamente, quando outro carro, um homem dirigindo, passou no sentido contrário e fez o mesmo.

Como podem? Como definir criaturas tão desavergonhadas?

Digo pela minha rua imunda. Santinhos e adesivos arremessados propositalmente. Seria melhor imprimir cartas do Yu-gi-ho e sair distribuindo para crianças na tentativa de conseguir voto dos pais.

O que mais me perturba é a possibilidade de mais tarde eu ir na seção eleitoral e depositar o meu voto em alguém que pronunciou ordens tais, o pior é saber que os candidatos são parte do povo, compartilham de uma cultura com eleitores. Não é à toa que tenho visto constantemente gente jogando lixo no chão sem o menor receio.



Enfim, mais um critério para analisar alguém: joga lixo na rua?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito