Aguardando

Ainda em 2014, quando cursava História do Direito, como trabalho da disciplina, visitei no dia 12 de agosto a Defensoria Pública Estadual (DPE), localizada na Rua Custódio Freire, nº 26 – Bosque. De maneira geral, o prédio transmitia uma imagem bem ruim. Antes mesmo de entrarmos fica claro que o atendimento deixa a desejar pela quantidade de pessoas no lado de fora.

A área de atendimento comum tem espaços para sentar e é climatizada, indicando que se pretende oferecer alguma comodidade aos requerentes do Poder Público. Há algum espaço para crianças ficarem se distraindo. Além de café, pode-se conseguir um bom chá-de-cadeira.

Neste contexto, me apresentei à Maria Elenise como estudante de Direito da Universidade Federal do Acre tentando conhecer a perspectiva do cidadão quando busca ter acesso aos serviços públicos ligados à justiça. Pedi autorização para acompanhar o atendimento. Dona Elenise me concedeu e assim prosseguimos.

Ela se sentou na cadeira e foi atendida por uma estagiária às 8:56h. Disse, para mim, que anteriormente havia conversado com uma outra atendente que havia lhe passado informações erradas e que já esperava desde às 6:45h da manhã.

O caso é que Dona Elenise havia se separado recentemente e requeria a guarda compartilhada com o pai da criança. Sendo, mãe, sua intenção era que a criança tivesse contato com o pai, acreditando que não era justo privá-los da convivência com uma guarda unilateral, apesar de seus desentendimentos no relacionamento.

Diante de algumas perguntas sobre a forma do processo, a atendente respondeu que sabia de algumas informações, porém muito pouco e que iria encaminhá-la à sala do Defensor Público, onde haveria outros estagiários e um defensor. A solicitante afirmou que preferia ser atendida pelo próprio defensor.

Assim, a estagiária pediu algumas informações pessoais e disse:

- É só aguardar.

Dona Maria Elenilse perguntou quanto tempo levaria e ela respondeu que antes de 10:30h o segundo atendimento provavelmente iria acontecer.

Deixo o claro o tempo para permitir que tirem suas conclusões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito