Semente #1

No instante atual, continuo sem perceber o Direito como ciência, apesar da insistência dos meus professores em afirmar tal coisa. Me lembrei hoje de A brave new world, um filme baseado num livro homônimo.

Como tenho pensado diariamente sobre as chamadas Ciências Sociais Aplicadas – Arquitetura, Jornalismo, Administração, Economia, Paisagismo, Direito, etc. – e sobre maneiras de realmente percebê-las enquanto ciências, hoje me lembrei da figura dos Engenheiros Sociais no filme. Além disso, me lembrei de um dos objetivos da Constituição: imprimir conformação à sociedade.

Os Engenheiros Sociais no filme, apesar de não julgar, são responsáveis por reproduzir a forma da sociedade em que vivem. E honestamente, uma das visões que tenho sobre o Direito é a de ser raramente transformador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito