Propostas de redação

Me parece que um dos gêneros do discurso que mais gera polêmica é o texto dissertativo-argumentativo. Evidentemente isso se dá pela exigência comum de redação nos processos seletivos das universidades.

Eu nunca tirei nota máxima num destes exames. Nem perto disso, sendo bem honesto. Ouço grande parte das pessoas dizendo que existe uma técnica precisa, mas, pra mim, nunca funcionou muito bem.
Supostamente, este é um gênero que demonstra, da parte do autor, fluência na ação cidadã. Talvez por isso, associado a minha dificuldade, me interesso por ele.

Eu e um amigo, que largou o curso buscando algo melhor, combinamos que eu elaboraria uma proposta de redação por semana - baseada no que leio, assisto em documentários e ouço em discussões. Curiosamente, no ano passado, eu ia passar dois documentários chamados “Criança, a alma do negócio” e “A invenção da infância”, mas acabei não passando por achar que ele estaria sobrecarregado. O tema da redação acabou sendo “Publicidade infantil em questão no Brasil”.

Quando ele vem aqui, em casa, eu tento simular ao máximo a tensão: dois papéis de rascunho e outro oficial, a forma dos textos motivadores é bastante similar, as propostas são inéditas e eu imprimo tudo, dando 75 minutos totais para ele concluir. Sem conversas. Sentado na minha mesa bem limpa, sem nada em cima. Depois disso, eu tento fazer alguns comentários e usamos uma tabelinha para atribuir uma nota àquela redação específica.



Nesse contexto, me pareceu interessante postar as propostas e possibilitar que outras pessoas fizessem a mesma atividade como um exercício. Além de melhorar a nota numa possível prova, vocês poderão se manter informados, apesar do estresse comum aos vestibulandos.

Toda semana vou postar uma destas propostas através do Scribd e do Mega. Assim, Vocês poderão fazer o download das propostas de redação baseadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e talvez eu possa comentar algumas, pra isso basta usar as hashtags #projetoENEM e me marcar @pqgustavo. No blog, vocês poderão encontrar as propostas mais facilmente se olharem no lado esquerdo procurando pela tag propostas de redação

Se, assim como eu, você morar em Rio Branco e acredita ser necessário ter algumas aulas presenciais pode buscar informações por WhatsApp ou mesmo ligar para o número 68 8111 4725. A prof.ª é a Me. Alzenir Rabelo, no bairro Tucumã II, nas proximidades da Ufac, de tarde aos sábados. Tive pouco menos de 2 meses de aula com ela, foi bastante agradável e ainda trabalhamos juntos num projeto dando aulas em um pré-ENEM na universidade. Além de ser receptiva, ela é bem atenciosa nas correções. 

Ademais, aqui e ali tentem acompanhar as postagens, sempre que pude trarei recomendações de livros, como o Oficina de Redação, da autora Leila Laura Sarmento, disponível no site Estante Virtual



Espero poder contribuir positivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coesão

Pesquisa como um mecanismo social

Zona de conflito